terça-feira, 23 de outubro de 2012

Point Lobos: o dia chuvoso do Criador



Se eu crente fosse, imaginaria que, num dia chuvoso e tedioso lá no Céu, no Olimpo, em Asgard ou coisa que valha, Deus-Zeus-Odin resolveu criar alguma coisa. E como ele estava de humor criativo, porém lúgubre, meio de bode, criou Point Lobos. Posso tentar explicar, mas nem precisaria: esse é um caso em que as fotos falam o suficiente.




Point Lobos é uma reserva biológica ao sul de Carmel, aquela cidade californiana da qual Clint Eastwood foi prefeito. Estive lá com a minha família em 2010, por insistência do meu pai, que já havia visitado uma vez e queria rever o lugar. Passamos o dia ali e andamos MUITO, porque a cada poucos passos que se dá, a paisagem muda drasticamente, coisas novas e muito diferentes aparecem, e fazem você ter vontade de andar mais e mais, só pra ver o que vai aparecer (e daí, na hora de voltar, adivinha quem saiu da trilha e retornou pela estrada pra buscar o carro, enquanto o resto do povo esperava...). 


Pegando um bronze

Dizem que esse lugar é único até debaixo d'água: é um destino bastante procurado pelos mergulhadores. No meu caso, não foi desta vez. Fiquei com os pés bem em cima da terra, até porque mesmo que eu fosse mergulhadora certificada, acho que não encararia o frio. Segui me espantando com a paisagem: primeiro pedras nuas encontrando o oceano; depois, florestas de árvores e galhos retorcidos; ciprestes enormes com raízes-tentáculos. Até o Oceano Pacífico parecia estar diferente a cada passo que a gente dava: em algumas angras, a água era azulzinha; em outras, era cinza e parada.


Cipreste gigante


A diversificação entre a fauna também era curiosa: de bichinhos escrotos peludos a leões marinhos e focas bonitinhas (o lugar se chama Point Lobos porque leão marinho é também chamado de lobo marinho - em todo caso, lá não tem lobo nenhum), passando por aquelas gaivotas que existem em quase qualquer canto dos Estados Unidos.


Bichinhos escrotos californianos

Muitos mamíferos

Por falar em bichos, existe um museu instalado numa cabana lá em Point Lobos, que é o Whaling Station Museum, interessante pra caramba. Lá aprendi que nos anos 1800, pescadores de baleia portugueses saídos dos Açores se instalaram por lá, onde ficaram pescando suas baleias (antes de chorar/se descabelar, vamos observar o contexto histórico, ok?) para fazer óleo de baleia e outras coisas mais. Também aprendi que Point Lobos está cheio de abalone, molusco que vive numa concha iridescente que é usada pra fazer bijuterias. Os "índios" da Califórnia, um povo chamado Ohlone, já catavam abalone para comer (mil ecas); depois chegaram os chineses e os japoneses, estes com verdadeiras roupas de escafandrista, e começaram a enlatar o bicho em larga escala, também pra comer (mais sete mil ecas - nada desses bichos que vivem dentro de conchas me apetece, e só comi marisco na paella durante a gravidez porque os hormônios me deixaram completamente louca). Os trajes utilizados e latinhas antigas estão lá em exposição, é bem curioso e interessante. 




Se você gosta de natureza e de bater perna na natureza e não no shopping, vá. Altamente recomendo. Alugue um carro, passe em Carmel e depois vá. Um dia é suficiente, a menos que você queira fazer uma observação mais detalhada do lugar. Nós paramos o carro perto do museu-cabana e fizemos as trilhas pela mata, à beira do mar. 

Eu voltaria. 





Nenhum comentário: